A copa das copas

Essa semana está difícil para os Brasileiros. Acordamos na quarta-feira embalados por manchetes com fonte tamanho 60, repletas de palavras fortes: Vergonha!! Humilhação!! 
Nas rodas de conversa, o tema era sempre o mesmo: a derrota de 7x 1 na semifinal de uma copa que esperávamos ser campeões. E quanta polêmica por todos os canais de comunicação. Ninguém economizou na crítica e na revolta contra o time que nos representava em campo. E tanta raiva e ódio já era esperado de uma sociedade completamente incoerente!! Sim...incoerente!!! É exatamente com esse adjetivo que classifico o povo Brasileiro, da qual faço parte. 

Somos incoerentes quando reinvidicamos nossos direitos sem cumprir com nossos deveres. E ela (a incoerência) está em toda a parte, em todas as classes sociais, em todos os níveis hierarquicos:
- Há décadas não nos mobilizamos para reinvidicar melhorias na educação (não estou citando as passeatas dos professores por melhores salários, mas de uma mobilização generalizada pela educação do país), mas o país definitivamente parou para ver o final da novela (que na minha opinião, nada acrescentou à nossa cidadania),
- Reclamamos dos serviços públicos e Sonegamos impostos, 
- Criticamos a polícia, mas tentamos suborná-los aos sermos parados na Blitz,
- Falamos mal dos nosso governo, mas saimos da faculdade com planos sólidos de fazer concurso público em troca de estabilidade e pouca concorrência no mercado de trabalho,
- Falsificamos carteirinha de estudante para pagar meia entrada, mas condenamos o lucro abusivo de empresas de entretenimento,
- Clamamos por leis mais severas e uma maior punição aos corruptos, mas fazemos "gato", avançamos semáfaros, estacionamos em vagas especiais e apoiamos o mercado informal comprando, inclusive, produtos piratas,
- Criticamos a economia do país e os preços abusivos, mas em nosso trabalho somos improdutivos e desperdiçamos horas e mais horas na internet falando ou solucionando problemas pessoais no horário que deveríamos estar produzindo,
- Condenamos a violência da polícia nas comunidades, mas compramos "maconha" e contribuímos para o tráfico de drogas no nosso país, 
- Fomos enfáticos quando criticamos os preços e métodos de venda dos ingressos da Copa, mas bastou alguém nos oferecer 2x o valor que pagamos pelo ingresso para sorrir e usufruir do lucro sem que, para isso, tenhamos nos reconhecido como cambistas.
- Os especialistas informam que jamais esqueceremos essa derrota humilhante, mas não precisamos de 20 anos para reeleger como senador um ex-presidente que passou por um processo de "impeachment" que levou para ruas milhares de jovens.

Enfim, cobramos do mundo um comportamento que somos incapazes de cumprir. E seguimos o nosso dia-a-dia, agindo aqui e ali, sem nos preocuparmos com a sociedade que deixaremos para os nossos filhos.

No futebol não poderia ser diferente!!! Até o início do jogo éramos "Brasileiros com muito orgulho, com muito amor" e aquele era o time onde depositávamos todas as esperanças e elogios. Eram nossos heróis!! Porém, antes do término  do primeiro tempo, eles já haviam se transformado em algozes.

Sobre a Copa, me resta um sentimento de pena desses rapazes que terão marcado por toda a sua carreira essa derrota histórica. E ninguém mais do que eles está sofrendo essa decepção inesperada.  Eu tenho certeza disso!! Por mais que o povo, jornalistas esportivos, locutores, ex- atletas e cartolas estejam sofrendo com o ocorrido, a dor desses meninos como profissionais da bola é imensurável. Sinceramente, não acho que sejam culpados por essa dor. Nem mesmo a comissão técnica que falhou estratégicamente. Eles erraram, mas não são culpados pelo sofrimento de quase 200 milhões de brasileiros, que criaram espectativas exageradas, baseadas apenas na emoção de ver seu país campeão aqui. Eles falharam como qualquer outro profissional está passível a errar. E foram inferiores a um time que planejou chegar onde chegou.
No final das contas, eles foram apenas os "atores dessa novela" que nos fez parar para refletir sobre o que somos no presente e o que queremos para nosso futuro, como cidadãos!!! Eles apenas "descortinaram" uma realidade e nos mostraram a nossa grande vulnerabilidade!!! Que não somos os melhores, nem mesmo no futebol!! 

Não perdemos apenas em campo!!

O Brasil perde todos os dias em competitividade nos diversos setores da economia!! Perdemos na educação,que está cada vez mais precária, com escolas sucateadas e professores que já desistiram de mudar a realidade de milhares de crianças que muitas vezes não tem o que comer. Perdemos no esporte, que é a forma mais adequada de mudar a realidade de uma desigualdade social que nos assola desde o descobrimento. Perdemos oportunidade no uso de recursos públicos em projetos mal feitos e superfaturados.
Já perdemos (e continuamos perdendo) muitas oportunidades de deixar um grande legado para o país nas áreas de transporte, saneamento, habitação e meio- ambiente, com os investimentos desses grandes eventos mundiais. 

Temos inúmeras qualidades, sim, que incluem o bom-astral, a criatividade, dentre outras. Isso foi comentado e enfatizado por grande parte dos turistas que aqui estiveram para a Copa do mundo. Mas podemos ir muito além de um povo simpático e hospitaleiro!!!! Não podemos mais perder a oportunidade de mudar a imagem do país e provar aos turistas que aqui chegam (e ao mundo todo) que não vivemos apenas de carnaval e futebol. Somos capazes de realizar grandes projetos com planejamento, agilidade, eficiência e bom senso. 

Mas a realidade é que perdemos, todos os dias, a oportunidade de nos transformarmos num país desenvolvido. E isso tudo não é culpa apenas dos nossos governantes. Não esqueçamos que em nossa democracia (olha aí outro ponto positivo do Brasil) somos nós que escolhemos, através das urnas, quem nos representa. E eles, de fato, em sua grande maioria, são corruptos, mas são apenas o reflexo da nossa sociedade como um todo. 

Por isso, precisamos acordar e parar de transferir para o "outro" nossas expectativas e deveres. Não adianta escolher "heróis" que deverão ser responsáveis pelo sucesso e orgulho do povo. Sejamos nós, cada brasileiro, um exemplo a ser seguido de ética e coerência. Sejamos vigilantes em relação aos nossos atos e que possamos refletir minuciosamente sobre os nossos erros e acertos. " Sejamos a transformação que queremos no mundo". Quem sabe assim, com a força do hábito, possamos transformar o nosso país no melhor lugar para se viver, porque lindo, ele já é!!

Aí poderemos ter um orgulho verdadeiro de sermos os maiores campeões no futebol, no volei, na natação, na educação e na qualidade de vida de seus cidadãos!!! 
Eu espero estar viva para ver esse NOVO BRASIL!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy