A difícil arte de desenvolver pessoas

Estou passando por uma experiência bastante desafiadora: a de liderar pessoas. Me sinto plenamente responsável por dois colaboradores que já trabalhavam na empresa muito antes de eu aparecer por lá. No início a convivência foi fácil, pacata e serena. Mas com o passar dos dias e a correria do dia-a-dia, começamos a perceber cada detalhe da personalidade e nos sentimos mais críticos em relação àquelas características que não apreciamos no outro.
E como é difícil, né? A arte do "com viver" por vezes me deixa confusa sem saber se estou sendo intolerante com as dificuldades alheias ou se estou certa sobre minha opiniões. É difícil chegar num consenso!! Passei todo o dia de ontem estabelecendo estratégias e definindo ações com o propósito de desenvolver as pessoas, para que elas saiam de dentro da caixa e caminhem além. Mas nem sempre recebemos as respostas no momento exato que queremos. E nem sempre a empresa tem tempo hábil para esperar.
Sei que preciso ser paciente e fazer um grande esforço para compreender as limitações das pessoas, mas me pergunto se numa simples conversa um ser humano pode mudar completamente seu comportamento apenas porque precisa garantir seu emprego. E a questão do perfil? Da pré-disposição para ser bom e dedicado em tudo o que faz? Isso são respostas que eu terei em algumas semanas.
A questão é que preciso ter em meu time pessoas verdadeiramente competentes, que aceitem desafios e que estejam preparados para ir além do que a empresa espera. A melhoria contínua é um valor e sinto uma grande necessidade de trabalhar com pessoas que pensem próximo disso. Estagnação não combina com o meu trabalho.
Aí vem a questão: Trabalhar com bons profissionais é fácil, a dificuldade está exatamente em liderar e desenvolver as pessoas e conquistar resultados em situações adversas. Mas isso exige um esforço redobrado e uma habilidade gigantesca para gerenciar conflitos.
Uma coisa é certa: ainda não sei se tenho competência para tal atividade, mas que eu estou tentando.....isso ninguém pode dizer o contrário.

Comentários

  1. A coisa mais difícil no trabalho não é a falta de matéria-prima ou problemas de processo, é mesmo trabalhar com quem tá à nossa volta. Mas se tem alguém capaz de definir uma estratégia adequada para isso, é você mesmo! :)

    ResponderExcluir
  2. Gerenciar pessoas é a tarefa mais árdua no ambiente corporativo, ás vezes parece que falamos outro idioma que ninguém entende, ou parece se importar ... o pior é quando nossas ações são mal entendidas e a outra parte não acredita que só queremos ajudar, desenvolver, colaborar ...
    O fato é que algumas pessoas não estão preparadas para algumas verdades, e descobrir esse ponto é crucial para saber como agir no dia-a-dia.
    Fica tranquila, você pode, você consegue ... se fosse impossível não teríamos tantos caciques soltos por aí ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy