Viajando (escrito em 10/02/2014)

São 20:35 e estou no avião da Airfrance a caminho de Paris, para uma conexão até Moscow. Viajo a trabalho para um programa de observação e me sinto feliz pelo reconhecimento de ser uma das poucas escolhidas para esse privilégio. Enquanto escuto um jazz com a "play list" que montei especialmente para mim penso no quanto essa cia aérea preza pelo bom atendimento aos seus clientes. É realmente de cair o queixo!!! Ainda estou digerindo um delicioso jantar digno de elogios para os paladares mais refinados, e ainda sinto o rastro delicioso de um Camembere "President" banhado por um vinho tinto de grande valor. Mas uma palavra tomou meus pensamentos durante a refeição: Sustentabilidade. É incrível como uma companhia aérea desperdiça anualmente fortunas em prol de uma qualidade pouco percebida pelos seus clientes através de suas embalagens: saquinhos desnecessários a embalar itens que talvez nem sejam usados, talheres e pacotes de sal e açucar que não foram pedidos pelos passageiros, embalagens sofisticadas mas que (sabemos) vão acabar na lixeira mais próxima, antes de chegar na cabine di comandante. Sinceramente, apesar do jantar delicioso acho desnecessário esse aparato enorme apenas para envolver aquilo que, de fato, vai causar impacto para o consumidor:  a comida. Enquanto devorada o conteúdo fiquei imaginando como um projeto de otimização de recursos poderia render enormes fortunas para os empresários da cia aérea, além de trazer um ganho enorme para o meio ambiente. E me custa pensar que uma empresa com esse porte ainda não tenha feito essa conta das economias que poderia ter somente revendo alguns dos seus conceitos operacionais, que se forem bem planejados, não causarão qualquer impacto em seu serviço. E causar um impacto positivo em seus consumidores também significa alertá-los para a situação de que os recursos no planeta Terra são escassos e que, portanto, precisamos pensar de forma inteligente na hora de fazer uso destes. Sem contar que a redução desses custos pode colaborar com a redução das passagens e ajudar milhares de pessoas de classes menos abastadas que ainda não conseguem realizar o sonho de conhecer a "cidade luz".
Fica aqui o meu depoimento e minha torcida para que (em pouco tempo) a Airfrance se desconstrua para construir um futuro melhor para todos os cidadãos do planeta, incluindo os passageiros que viajam frequentemente pela suas aeronaves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy