Carta aos meus pais

Meus queridos pais,

Que orgulho imenso sinto hoje de tê-los como meus pais, como minha família e como meus guias nessa bela estrada que chamamos de vida. Rogo um dia acertar na educação dos meus filhos, quando também for mãe, assim como julgo que vocês o fizeram. Peço a Deus para ter a serenidade e competência que vcs tiveram nessa árdua missão com seus 3 filhos queridos. Espero que possamos retribuir um dia tudo o que fizeram por nós ou, ao menos, que vocês saibam o quanto somos agradecidos por isso. 
A começar pelo equilíbrio, que sempre foram uma constante em nosso convívio. Tenho poucas memórias de conflitos, gritos e brigas em nossa lar enquanto criança, jovem e adulta. E quando havia um conflito (natural em todos os lares), o pedido de desculpas ou as demonstrações de carinho vinham sempre em seguida de forma a entendermos que não era tolerado "ficarmos de mal" ou "sem nos falarmos." Vocês nos exigiam uma reflexão, uma ponderação e isso se faz refletir  em nossas relações atuais com o próximo e na imagem que projetamos em nossas vidas.Todas essas lições foram importantes para estruturarmos o nosso conceito pessoal de família! 
 
Além disso, sempre tivemos o respeito mútuo porque vocês assim nos ensinaram nos pequenos momentos do dia-a-dia. Dávamos importância às refeições em família, dialogávamos e mantínhamos uma paz sempre presente em nosso ambiente. 

Vocês eram coerentes com suas limitações e disciplinas e nós tínhamos a liberdade necessária para compreender aquilo que vocês deveria saber e aquilo que era melhor esconder. Por mais estranho que isso pareça para o mundo atual, em que pais e filhos são amigos inseparáveis e confidentes plenos, eu hoje penso o quanto foi importante "esconder" certos conflitos e descobertas pois isso também contribuiu para nossa maturidade e nosso crescimento interno, pois nos desenvolveu a capacidade de lidar com as nossas próprias frustrações e consequências. Por isso crescemos com limites seguros, sem questionamentos à autoridade de pais que vocês exerciam, pois vocês eram nosso maior exemplo e inspiração, através dos atos e não somente das palavras.
 
Vocês foram perfeitos? Claro que não, afinal, somos feito de uma composição de carne e osso e um espírito diferentemente imperfeito, mas vocês deram o melhor e esse melhor foi o melhor que já tive conhecimento até hoje. Por isso, só tenho a agradecer!!
 
Nada em nossa família é em excesso: nem as conversas, nem o convívio, nem as cobranças, nem os conflitos. Tudo é comedido e controlado. Apenas o amor abunda, na sua forma mais sublime que transcende as palavras, mas estão decretadas nos abraços, nos olhares, nas ações do dia a dia em que sabemos que podemos contar uns com os outros. E eu tenho tanto orgulho disso. Quando vejo outras famílias tão desequilibradas, tão repletas de conflito, ódio e excessos, sinto um enorme orgulho de fazer parte de uma família sutil, quieta e sensata. E rezo baixinho para que Deus me permita essa dádiva com meus filhos.

Vocês me inspiram também como um casal, que se respeita, que sonha junto e que caminha na mesma direção. E como não sentir orgulho de um casamento que já dura 40 anos e é feliz, ainda!! Eu espero ter a competência para chegar lá, porque também quero ser uma referencia para os meus filhos assim como vocês são para mim.
 
Eu só tenho agradecer: pelas preces antes de dormir, pela orientação religiosa, pelas surras (que tinham sempre o intuito de nos educar quando já não havia mais outras possibilidades), por nos buscar na escola, na academia, na natação (além de nos proporcionar, com sacrifícios, todas essas atividades). Agradeço por exigirem as refeições à mesa e sem televisão, pela arrumação dos chinelos e dos tapetes de banheiro, por nos ensinar a colocar a mesa, tirar o prato e lavar a louça, pela divisão de tarefas (sem machismo e sem favorecimento). Essas pequenas exigências nos fizeram independentes, humanos e versáteis.
 
Obrigada pelas noites mal dormidas quando estávamos doente, por aceitaram nossos amigos e abrirem as portas da nossa casa sempre com boa vontade e simpatia, para as incontáveis festas, encontros e viagens. Tenham a certeza de que isso nos ajudou a criar vínculos e ter orgulho da nossa infância e juventude. 
 
Obrigada por  por permitir apenas o namoro no portão e por nos dar a dimensão correta de que meu primeiro amor não seria o meu único amor. E que era importante viver a infância, viver a juventude e aproveitar todas as fases da vida, no momento certo, para vivenciá-las na sua plenitude e depois, fechar os ciclos, sem esquecer dos compromissos assumidos. Tenho certeza de que a felicidade emocional que tenho hoje é reflexo de todos esses parâmetros que vocês me ajudaram a estabelecer.
 
Obrigada pelos "jargões", por nos dar asas para voar e conhecer o mundo, e por despertar esse desejo de liberdade em nossas vidas. Obrigada pelos puxões de orelha quando jovens e pelas cobranças, por não deixar que nos sentíssemos demasiadamente confortáveis em nossa casa, pois isso foi importante para almejarmos novos rumos e o nosso próprio lar. Obrigada por se transformarem nos nossos maiores amigos e apoiadores na nossa fase adulta, pelas risadas e pelos momentos hilários. 
 
Obrigada por essas e tantas outras coisas que este registro seria incapaz de conseguir descrever. Obrigada por tudo que eu era, por tudo o que sou e por tudo o que ainda serei!
 
Amo vocês por essas e por outras vidas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy