365 dias de pura emoção

Hoje é dia 23/01/2008. Há exatamente 365 dias atrás meu avião pousava no aeroporto do Porto e dava-se início à minha grande aventura de intercâmbio. Quem imaginava que iria passar tão rapidamente? Mas passou......
Inevitável fazer uma espécie de reflexão sobre tudo o que vivi nesse último ano que foi, no mínimo, intenso. Voltei do trabalho tarde pensando no aprendizado e em tudo o consegui perceber através desta maravilhosa experiência de viver em outro país, longe de tudo àquilo que era a minha base.
Tenho uma certeza: Eu amei cada minuto dessa experiência. Cada lágrima derramada, cada sorriso, cada pensamento, cada reflexão, todo o sofrimento, toda a saudade, e as escolhas. Como é bonito perceber que eu aprendi algo novo com cada momento vivido além-mar, por mais triste ou difícil que tenha sido. Vivi uma completa revolução na minha mente e na forma de olhar a vida. Mudei....muito. Me transformei numa nova pessoa e acho que evoluí, mesmo que em alguns momentos eu pareça estar cometendo os mesmos erros.
Ah.....e as percepções.....foram tantas diferentes. Nesse ano eu descobri que a nossa família e nossos amigos são a base da nossa felicidade e que o amor próprio completa essa harmonia. Também descobri que o bom-humor e um sorriso despretensioso acaba com qualquer hostilidade. Foi esta experiência que me provou que esse mundo é imenso mas muito pequeno e que as coincidências acontecem quando menos esperamos. E que a vida é perfeita, divina e cheia de grandes renovações.
Este ano eu fiz muitos amigos e aprendi que quando se trata de admiração, bondade e bem-querer, não existem fronteiras capazes de acabar com uma relação entre amigos. E que mesmo com toda a distância física e com a impossibilidade de um reencontro, a verdadeira amizade estará lá e vai permanecer mesmo que seja somente dentro do seu coração. Também aprendi a superar a saudade e criei meios para isso. Conheci pessoas especiais....e notei como elas estão espalhadas por aí, sem rumo, mas prontas para dar algum sentido à sua vida. Basta olhá-las de forma diferente.
Melhor ainda foi entender que um bom trabalho sempre é valorizado, de uma forma ou de outra. E que vale a pena plantar a sementinha.....porque a colheita é certa!!!
De alguma forma eu aprendi a ser mais paciente e compreendi que por maior planejamento que se faça, sempre aparecem as coisas inesperadas. E que são elas que tornam a nossa vida tão dinâmica e diferente. Aprendi que o amor e o tempo são as únicas coisas sobre a qual nunca se tem certeza. E que com o passar dos anos, a gente aprende a olhar a vida por uma outra perspectiva. Percebi que mudamos de opinião, aos poucos, e que nenhuma verdade é absoluta. Por isso sempre é necessário ponderar porque tudo nessa vida muda.
Talvez eu tenha envelhecido um pouco. Talvez eu tenha novas rugas. Talvez eu tenha pensado demais (ou de menos). Mas uma coisa é certa: Independente da bagagem que eu esteja levando de volta, a maior recompensa que eu tive foi viver intensamente cada minuto desse meu ano e conseguir deixar uma marca, mesmo que pequenina, nas pessoas que cruzaram o meu caminho por aqui. E também ser marcada por cada uma delas.
Sentirei saudades desses dias intensos.......

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy