Sobre egos e vaidades....

Desde Abril desse ano que mudei de emprego e estou trabalhando no Governo do Estado (Mas não como funcionária pública, Meus amigos!!). Trabalho num regime de cargo comissionado, que ganha pouco e trabalha muito (confesso que menos que na iniciativa privada). Minhas principais atividades estão relacionadas com o Projeto dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Uma maravilha de experiência (foi por ela que aceitei mudar de emprego) e que está me ensinando muita coisa, principalmente na questão de relacionamento interpessoal.

Digo isto porque lido diariamente com pessoas do Governo Federal, Estadual, Municipal e do Comitê Organizador dos Jogos, além do COI. São secretários de Estado, Assessores da Presidência, Coordenadores Gerais, Diretores e Presidentes que costumam ter o ego muito maior do que o próprio tamanho. Não é uma regra e exceções existem, embora sejam poucas.

Saem por aí balançando seus crachás, com motoristas à reboque, arrotando para o mundo (que não quer ouvir) a célebre frase: "Você sabe com quem está falando?". Quando não, fazem entradas triunfantes, dizem o que devem e o que não devem e batem nas costas do outro que há pouco, estavam maldizendo. Fazem questão de sentarem-se na mesa principal e de terem seus nomes descritos de forma correta. Entram atropelando quem quer que seja, sem pedir licença. Nunca aceitam críticas ou erros porque se julgam acima do bem e do mal.

Embora estejam encastelados numa arrogância que supera limites, no fundo são seres inseguros. A verdade é que a vaidade que eles possuem e inversamente proporcional ás suas reais competências profissionais. Eu penso dessa forma!! A verdade é que a grande maioria se agarra aos seus cargos atuais com tanta força que se esquecem que existe um amanhã. E esse, só Deus Sabe!!! São pessoas pobres de espírito que não conseguem enxergar que o mundo é oval e por isso, dá voltas em torno de si. Que existe a lei da ação e reação e ninguém sai ileso disso. Pode até demorar, mas a colheita é certa!!!

Embora me incomode bastante conviver diariamente com essa briga de egos e vaidades, isso me proporciona uma grande reflexão sobre o que vale realmente à pena. Todo essa experiência reforça ainda mais a minha convicção de que a humildade é a característica mais sublime do homem, porque lhe permite aprender.....sempre. E qual ser humano conhece plenamente todos os mistérios da vida? Absolutamente nenhum. Somos todos eternos aprendizes nessa aventura que é viver.

OBS.: Apenas para combinar com o tema, permitam-me despejar aqui também minhas pequenas vaidades (porque ninguém é de ferro). Ontem reencontrei uma antiga amiga, que conheci por intermédio de um ex namorado. Confesso que me senti o máximo quando pensei em toda a minha trajetória relacional, que embora confusa, me proporcionou ótimos frutos. Passei alguns minutos refletindo e percebi que, embora minhas relações amorosas acabem, eu consigo estabelecer e manter laços de amizade com amigos e familiares dos meus ex namorados. E todos relatam desenvolver por mim profunda admiração e carinho. Para além disso, apesar de todo o conflito do fim, também mantenho uma relação de carinho com meus ex-namorados (tb neste caso existem exceções, mas são poucas :).
Isso é um grande motivo de orgulho para mim porque demonstra a grande capacidade de perdão que temos. Confesso que me achei o máximo e fiquei sorrindo......cheia de vaidades.....

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy