Gestor ou Líder?

O dia 27/09, uma quinta-feira, foi marcada por muitos eventos. Primeiro pela decisão tomada e comunicada ao meu chefe de permanecer por mais 2 meses em Portugal. Fui pedir para sair mais cedo e ele acabou me perguntando qual era a minha decisão. Propus ficar mais 2 meses, sem ter a certeza se ele concordaria. Por mim, disse que era ótimo e já avisou ao Eduardo sobre a minha decisão. Fiquei feliz e um pouco aliviada. No trabalho também foi um dia (aliás, uma semana) bem agitada. Superei minhas próprias expectativas fazendo 3 reclamações de clientes nesta semana. Em princípio, reclamações só são feitas pelos SQE's (os Engenheiros do Setor) e para mim foi uma grande demonstração de confiança por parte do Miguel permitir e confiar em mim na realização dessa tarefa. Apesar do medo de estar fazendo algo errado, "mandei brasa" e deu tudo certo.
Na mesma quinta-feira fui até a @FEP para um treinamento de Gestão de Equipes. Apesar de todo o cansaço orinundo de uma semana bem agitada, achei que valeria a pena o sacrifício. E valeu!! Primeiro porque na viagem de trem fui revendo alguns manuscritos que tinha em meu antigo caderno da Aiesec. Quanta coisa interenssante!! Primeiramente reli os princípios da Aiesec Experience e me encaixei em quase todos eles:
1) Contribuir para seu aprendizado e para o parendizado dos demais
2) Desafiar sua visão de mundo
3) Refletir sobre seus pensamentos, valores e emoções (Esse é o mais perfeito de todos!!!)
4) Aumentar conhecimento prático e teórico
5) Criar uma rede de contatos.
Depois de ler a definição de cada um deles, fui percebendo que o intercâmbio é a forma mais intensa de viver essa Aiesec Experience e que por isso é uma etapa fundamental do nosso flow. Interessante!!

Ainda seguindo os manuscritos, me deparei com as anotações que fiz durante o Seminário da ABRH. Gostaria de deixar aqui alguns:

1) Empreabilidade= Manter as competências + rede de relacionamentos + Conhecimentos (de forma a ter em suas mãos seu projeto de carreira)
2) Ciclos- de 21 a 28 anos estamos na fase da auto-aquisição em que predominam as seguintes questões: importância nas habilidades técnicas, fase de viver o mundo, experimento, Buscar um lugar, Fase emotiva (Alguém aí me diz como é que pode cair como uma luva !!!!! :)
3) E uma das frases que mais me marcaram "Usar seus talentos para realizar a sua missão é o melhor presente que você pode dar ao mundo e a si mesmo".

Ainda tinham muitas anotações interessantes e eu fui lendo cada uma e refletindo sobre o seu significado. Um exercício interessante. Importante também relembrar essas questões que eu ouvi há mais de uma ano atrás e que agora voltaram à minha memória.

Cheguei na FEP e o treinamento foi ministrado por um executivo de uma empresa de informática. Começou com um joguinho e depois partimos para a parte teórica, que eu fiz questão de anotar. Ele comentou sobre os objetivos de um gestor e eu achei muito interenssante, Espero seguir esses objetivos quando tiver a oportunidade de liderar um time. São eles:
1) Definir uma meta possível para o time;
2) Desenvolver a criatividade;
3) Promover a auto-gestão/responsabilidade;
4) Terapia de grupo (ele comentou sobre a janela de johari)
5) Deve ter registro de controle e acompanhamento;
6) Sistema instituído de recompensas (passa por questões de compreensão, re-distribuição de esforços, defesa do grupo).

Depois começamos a discutir sobre as diferenças de um gestor e de um líder. Chegamos à conclusão que o Líder é geralmente um ser criativo que determina o que a organização precisa. E ele consegue seguidos porque é carismático e acaba por inlfuenciar as pessoas para aquele determinado objetivo. O Gestor é àquele que vai administrar os recursos para que o time alcance o objetivo, é ele que mostra o caminho a ser seguido. No fim, chegamos à conclusão que líderes existem poucos principalmente porque se trata de uma característica que já nasce com a pessoa. Gestores, temos muitos, já que se pode aprender a ser um bom gestor. Fiquei pensando e tentando identificar algumas referências na minha vida. Meu pai é um gestor, o Franco era um líder. O Durão era um gestor, Jesus Cristo um grande líder, o maior de todos. Voltei para casa pensando nos manuscritos, nos líderes e gestores, gestão de equipes e gestão de conflitos. E aqueles pensamentos foram me fazendo bem. Me levaram até um desafio futuro de liderar uma equipe, pessoas. Acredito que deva ser algo bemmm difícil. Mas eu quero viver esse desafio e posso ter a oportunidade de ensaiar isso na Aiesec. Vamos ver no que vai dar :)

Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy