Primeiras percepções

Os dias vão passando bem rapidamente. Nesse ambiente, meus sentidos ficam cada vez mais aguçados já que não entendo a língua alemã. Cada detalhe, cada informação é importante e eu preciso ficar atenta. Como sempre gostei de observar as coisas e as pessoas, aqui nessa experiência isso está muito mais intenso, o que me permite umas boas risadas. Além disso, ainda estou na fase onde tudo é novidade. Essas duas semanas já me permitem fazer alguns comentários sobre alguns comportamentos do povo alemão.

- A diversidade
Quando falamos do estereótipo do alemão no Brasil, sempre mentalizamos uma pessoa loura, de olhos claros e alta. Baseado nessa minha perspectiva trazida do Brasil, eu imaginei que só fosse ver pessoas com essas características. Mas quando chegamos aqui, a realidade é bem diferente. O povo alemão é bem diversificado, assim como o povo brasileiro. Existem alemães de todos os tipos, louros, morenos, negros, orientais, altos, baixos, bonitos e também feios. Além disso, existem muitos estrangeiros por todos os cantos: turcos, arábes, chineses. É uma diversidade tão grande que, por hora, penso estar em outra cidade. Acho que por tudo isso, os alemães não demonstram nenhum tipo de preconceito. Ao menos, até o momento, não me deparei com nenhuma situação desagradável desse tipo. Penso ser um paradoxo para o povo que há anos atrás, liderada por Hitler, quis promover a proliferação da raça Ariana em prol da extinção de outras.

- Consciência ambiental
Nesse requisito os alemães certamente estão na frente. Aqui não se usa sacos plásticos no mercado e as garrafas de plástico são retornáveis (e você paga por elas). Essa questão da falta de saco plástico criou uma cultura bem engraçada. É divertido ficar na porta do supermercado observando como cada um carrega suas compras. No geral, cada um faz uso de uma sacola de tecido (eu já comprei a minha) ou de plástico mais resistente. Também existe a opção das cestas: a de vime (dá até um certo charme às compras) ou a cesta desmontável (com tecidos coloridos, que são vendidas em qualquer canto). Os mais despreparados (ou esquecidos) carregam as compras na mão mesmo: pedaço de carne de um lado, cerveja no outro.
Além disso, o lixo é todo separado: vidro, plástico, papel etc. E eles são rigorosos com isso. Que não respeita, paga multa. Ótimo....o meio ambiente agradece!!

- Glub.....glub.....
O normal aqui é tomar água com gás. Eu gosto de água com gás, mas apenas de vez em quando, após as refeições. Para matar a sede, nada melhor do que a água natural. Conseguir comprar uma garrafa de água sem gás foi uma verdadeira luta. Felizmente eu achei no Lídel. Mas ela só vende em garrafões grandes. Nas garrafas pequenas de 0,5 litro só existe a versão gaseificada.


- Tolerância 1000
Os alemães têm um hábito curioso de levar os animais domésticos para todo o canto. Todos os dias na Estação Central tem um desfile de cães e gatos atrelados a seus donos, passeando para algum lado. Dentro do metrô e dos trens o cenário é o mesmo. Na quinta-feira, véspera do feriado da Páscoa, foi divertido observar a variedade de raças e tamanhos que circulavam pela estação. Eu só não sei se os bichos também pagam passagens. Vou perguntar!! Mas nem todos os acontecimentos são passivos. Na quinta, um cãozinho resolveu “fazer cocô” no meio do caminho. Resultado: a dona estava feito louca tentando limpar a sujeira com guardanapos, enquanto as pessoas passavam e espalhavam a “merda canina” por todo o piso. Sorte a minha que vi o cenário a tempo de desviar. Não fiquei para observar o desfecho da história.

- Acordo é contrato
O alemão é extremamente apegado ao contrato. Tudo o que eles fazem é mediante a assinatura de um contrato. E se você assinou, já era. Não dá para voltar atrás. Tive alguns problemas com o dormitório de estudantes e tentei consertar a situação antes de pagar as taxas, caso contrário, perderia 200 euros do depósito inicial. A administração até que foi bem compreensiva e me ajudou nesse ponto, mas só o fez após a alteração da data do contrato. Felizmente as coisas se resolveram da melhor forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy