Enfim.....Grécia

Tenho que dizer que minhas expectativas não foram frustradas. Valeu a pena esperar tanto para conhecer a Grécia. Assim que cheguei em Tessaloniki recebi do Vasilis (meu couch hoster) as indicações para ir até a saída. Aquela noite eu precisava descansar (depois de toda a confusão da deportação).
Mas no dia seguinte eu e o Conrad (um alemão engraçado que também estava hospedado na casa) fomos à praia. O visual não era de impressionar, mas valeu pelas horas de descanso e pelas conversas sobre o futuro. Em Tessaloniki fiquei todo um dia na internet e também fiz mais uma feijoada, mas dessa vez vegetariana. Na minha última noite cozinhei para a Nasta e para seus amigos. Foi um momento de confraternização interessante. E a minha experiência de couch com essa casal anarquista foi mesmo diferente. A casa deles era um completo caos e tive que me controlar para não dedicar um dia de férias para uma faxina completa no "cafofo". Mas depois percebi que isso acabaria por estragar o encanto do apartamento. Talvez eles gostem de viver nesse caos. Em princípio estava enganada. Era mesmo só questão de falta de paciência para arrumação. Isso porque no dia da reunião, eu vi a Nasta e o Vasilis brigarem como loucos para arrumar a casa antes da chegada dos convidados. O acontecimento serviu para algumas reflexões.
No dia seguinte, caminhei pela cidade com mais dois amigos da Lituania. É muito interessante ver como os gregos vivem entre o moderno e o antigo, entre ruínas e modernos prédios. Adorei a cidade e o povo, que apesar de fumar demasiado, são bem receptivos e parecidos com os brasileiros.
Depois de Tessaloniki era a vez da capital Atenas. Viajei durante a noite de trem. Uma viagem infernal que me custou as memórias da viagem e a planilha de cálculo. Mas como depois da tempestade, sempre vem um dia de sol, em Atenas fiquei hospedada na casa de uma casal fantástico: a Galini e o Dimitrius. Já de imediato simpatizei com esse casal sorridente e eles foram uns amores. Saimos para jantar comida grega (simplesmente deliciosa) e ainda fomos à um bar. Eu me sentia como se já os conhecesse há anos.
Também adorei Atenas: a acrópolis, o museu de arqueologia, o Parlamento. A cidade tem um encanto ímpar. Além disso, foi de lá que partiu nossa navio rumo às ilhas Peloponeso.
O cruzeiro foi perfeito. Além de estar em ótima companhia, foi diferente de tudo o que já tinha visto até então. Adorei Olímpia e Delphi, cada qual com seus destaques. Também foi bom curtir o navio, os jantares e as festas. Sem dúvida é um passeio inesquecível e que merece repetição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy