01/10-Feriado agitado em Aveiro- A Veneza Portuguesa


Quarta-feira de noite fui num jantar de confraternização da Aiesec. Depois da maravilhosa RIMT, não perderia esse momento por nada. O evento foi muito bom e aproveitei para conversar mais com o Adriano (novo Trainee Brasileiro do Porto) e conhecer o Juan (novo trainee Espanhol em Braga). Depois do jantar seguimos para o Piolho (tradição) e fomos parar com a Dani numa festa de Halloween, típica "Festa estranha com gente esquisita, não tô legal, não aguento mais birita". Foi divertido!!
Na quinta-feira pela manhã (aqui era feriado), tivemos reunião da PBOX e integração do Adriano. Depois da reunião, segui com um novo amigo da Delphi (o Pedro) para Aveiro, cidade próxima do Porto. Ele queria me apresentar a cidade em que estudou e o passeio foi super interessante.
Aveiro é uma cidade o norte de Portugal, tem uma população perto de 74 000 habitantes e está situada nunca área plana na foz do Rio Vouga. É considerada a Veneza Portuguesa e possui um porto. As suas salinas, os célebres ovos moles, e a sua Ria (é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais) que atravessa a cidade são algumas das principais atrações. Na Ria flutuam os famosos barcos Moliceiros (é um tipo de embarcação destinada à colheita e transporte da vegetação da Ria de Aveiro).

Aveiro teve origem provável num povoado de pescadores que se fixaram na região antes da chegada dos Romanos. Situava-se à beira-mar, sendo então a foz do rio perto da actual povoação de Alquerubim. Em 1419 o Infante D. Pedro ordenou a construção das muralhas em volta do povoado. Será a partir deste povoado muralhado que terá nascido extra-muros, separada por um braço da ria, a cidade de Aveiro. A partir do séc. XIX desenvolve-se em direcção à estação dos caminhos-de-ferro. As actividades económicas terão sido desde há muito a pesca, navegação, construção naval, indústria e comércio do sal.

A cidade também possui uma grande Universidade (que conhecemos de ponta a ponta) e um sistema curioso de transporte. São as BUGA's (Bicicletas urbana gratuita de Aveiro). Ou seja, existe um ponto central em que vc deixa um documento de identificação e pode pegar a bicicleta para circular por toda a cidade. Fica o tempo que quiser e não paga nada por isso. eu conheci a cidade pedalando uma BUGA e me diverti bastante. Conhecemos os parques, a Universidade, o Shopping ao céu aberto, a Ria e os barcos moliceiros. A cidade é limpa, organizada e muito aconchegante. Deu vontade de voltar para passar um fim de semana inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy