01/11- Seu Jorge na sala de concerto...Hein??

Ainda na série "Colocando a casa em ordem" vou relatar os últimos acontecimentos que marcaram o mês.
Após a viagem para Aveiro, eu e Pedro voltamos para o Porto e fomos ao Show do Seu Jorge na Casa da Música. Estava ansiosa para esse momento porque era um evento mais do que esperado. Há poucas semanas havia comentado com alguns amigos sobre meu grande desejo de assistir ao Show desse artista que eu tanto adoro. E assim que soube que ele estaria fazendo uma apresentação aqui no Porto, não exitei em comprar o bilhete e garantir minha vaga.
Me preparei para àquele momento e não escondia a empolgação ao entrar na sala principal da Casa da Música. Sala bonita, Chique, com uma acústica perfeita e cadeiras ultra modernas. Ideal para um concerto de música clássica......mas não para um show do Seu Jorge, brasileiro de carteirinha que tem como base o samba em seu repertório. Já de imediato eu comuniquei ao Pedro: "Tô achando estranho esse negócio de cadeirinha. Show do Seu Jorge não dá para ficar sentado". Mas regras são regras e após "tomar uma chamada" de umas das recepcionistas, tive que me contentar em sentar na cadeirinha maldita. Por sorte minha fileira era a última e eu não vacilei em levantar quando vi um casal ao meu lado fazendo o mesmo. O início do show foi lindo. Ele tocava sozinho com voz e violão músicas já conhecidas. Mas quando entrou a banda e o pandeiro soou não deu para segurar. Fiquei em pé, ali na minha cadeira moderna mesmo, mas sambando. Mais uma vez me "cutucaram" e pediram para eu sentar. O motivo: Havia uma câmera atrás de mim tentando filmar o artista. E eu estava atrapalhando a filmagem. Nesse momento fique P... Estava inconformada me imaginando passar um show de samba ali sentada que nem uma planta, sem reação. E o bilhete não foi nada barato. Não ia dar!!!! Senti uma agonia tão grande no peito, uma vontade de chamar todo mundo de "Burro" pra baixo, afinal, quem é que vai para um show desses, com toda essa energia e fica sentado?? Fiquei ali, presa, tolida, reclamando sozinha da falta de sensibilidade da produção de levar um show desses para uma sala de concerto. O espaço era realmente ótimo, mas longe de ser o ideal para receber o Seu Jorge. Mas parece que os deuses do samba ouviram minhas preces. Já na terceira música algumas pessoas da platéia não resistiram e levantaram. Eu também avisei à mesma recepcionista que me forçou a sentar que levantaria no intervalo da filmagem e que me colocaria na lateral da platéia. Ela concordou porque não havia escolha. E foi logo após me posicionar estrategicamente no degrau lateral que vi uma coisa linda: Quase toda a platéia levantou-se para consagrar àquilo que o Brasil tem de melhor- sua música!! Naquele momento deu um frio na espinha, um orgulho do meu país, uma emoção tão forte que eu tive que chorar. Aliás, chorei muitas vezes ao longo do show. Não sei se motivada pela saudade, ou pela alegria de estar presenciando um momento tão especial. O Seu Jorge também mostrou-se uma simpatia tocando algumas músicas de costas para as cadeiras principais e virando de frente para o público que o assistia de costas. Ainda brincou dizendo que aquilo era uma "sacanagem". E pediu autorização a quem estava de frente para fazer isso. Achei uma grande demostração de carinho com o público. E as músicas tocadas foram lindíssimas. Me renderam também algumas lágrimas.
O fato é que o show foi inesquecível. O melhor que já assisti até hoje. E para completar essa energia positiva, o Seu Jorge finalizou o show tocando a tão esperada "Carolina". E convidou o público para subir no palco. Não resisti: Saí correndo lá de cima loucamente e subi. Dancei, cantei e fotografei tudo ali pertinho dele e da banda. Achei o máximo. Quando desci do palco parecia que tinha ganhado um prêmio de tão feliz. E na verdade tinha!! O show do Seu Jorge me fez relembrar a energia boa que tem o Brasil, seu povo, suas músicas e sua cultura. Me fez ter ainda mais saudades dos sambas de roda, do carnaval, da alegria que é só nossa! Certamente este momento e as emoções sentidas serão guardadas para sempre na minha memória e no meu coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy