02/11- Viagem à Lisboa

A minha semana agitada ainda continua.....

Fui trabalhar na sexta-feira logo após o feriado de Finados. No final do dia, segui rumo à Lisboa. A viagem foi tranquila e após a minha chegada eu e a Lú fomos comer alguma coisa no Bairro Alto. Com mil anos de história, Lisboa está repleta de monumentos de grande importância, que traduzem alguns dos momentos mais fundamentais da história nacional. Capital de Império, Lisboa teve o seu expoente máximo de riqueza na época dos Descobrimentos, assegurando um património único de uma beleza rara. Repleta de igrejas, castelos e praças, Lisboa tem um charme particular. Incomparável!!!
O Bairro onde permaneci por mais tempo foi Belém. Foi da sua praia, que partiram as naus do navegador Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia e em todo o lado se respira a grandeza do outrora império. É lá que se encontra também o Mosteiro dos Jerônimos, mandado construir em 1501 por iniciativa do rei D.Manuel I e que só cem anos mais tarde viria a estar concluído. Implantado na grandiosa Praça do Império, o monumento integra elementos arquitectónicos e decorativos do gótico tardio e do renascimento, constituindo-se como um dos mais belos e grandiosos monumentos da capital. Na igreja do Mosteiro estão os túmulos de Vasco da Gama (não quis tirar foto por causa do time carioca..argh!!) e do poeta Luís de Camões. Ainda nesse bairro conheci a Torre de Belém, uma construção belíssima que me rendeu boas fotos. E também o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960 para celebrar o quinto centenário da morte do Infante D.Henrique, homenageando este impulsionador dos Descobrimentos mas também os navegadores portugueses mais fundamentais.
Além de Belém, andei pela "Baixa" (é o centro da cidade de Lisboa), peguei o elétrico (um verdadeiro charme), passei próximo ao Castelo de São Jorge e conheci o elevador. No Domingo fomos até a Boca do Inverno (em Cascais) e fiquei maravilhada com o espetáculo do Pôr do sol no mar. É uma daquelas cenas que você agradece à Deus pelo privilégio de estar vivo. Eu agradeci!!
Saí de Lisboa no final da tarde de Domingo rumo à Braga. Adorei a cidade e espero voltar. Um fim-de-semana é muito pouco para desvendar todos os pontos e maravilhas dessa cidade única. Espero poder retornar em breve, antes do meu Adeus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy