Babel

Hoje eu assisti um ótimo filme, que recomendo. Um pouco triste mas com uma excelente história e imagens fantásticas de diferentes países como Marrocos, Japão e México. Babel recebeu 7 indicações ao Oscar em 2007 (Melhor filme, Diretor, atrizes coadjuvantes, roteiro original, edição e trilha sonora (que é mesmo boa) e ainda faturou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 2006 (méritos do Mexicano Alejandro Iñárritu).
Babel é um daqueles filmes que começa confuso e você só percebe a relação das diferentes histórias quase no final. Ele também trabalha com diferentes dimensões temporais, o que o torna ainda mais excitante.
Mas o que mais me atraiu nesse enredo foi a mensagem principal do filme. Personagens diferentes, países diferentes, histórias diferentes que aparentemente não possuem nenhuma relação, vão culminar num único episódio. Babel nos mostra que cada ato isolado reflete no todo e isso rendeu-me algumas boas reflexões nesse Domingo.
Às vezes pensamos que nossas atitudes impactarão apenas a nossa própria vida, e não percebemos o quão errado estamos. Nossas decisões individuais influenciam, com maior ou menos proporção, a vida das pessoas que nos cercam. Sempre!! E quanto eu digo isso, refiro-me também às palavras, muitas vezes largadas no ar. A gente não pára pra pensar, mas um simples sorriso pode fazer milagres. Assim como uma pequena atitude pode causar traumas eternos.
Acho que o filme veio num ótimo momento, em que começo a refletir sobre algumas importantes decisões para o futuro. O intercâmbio está quase no fim, a viagem está tomando forma, o retorno já está agendado, algumas decisões estão sendo tomadas, outras ainda estão sendo estudadas. De fato, não posso esquecer-me dos impactos que essa nova fase terá na vida de tantas pessoas. É preciso ter responsabilidade e muita sensibilidade e sei o quanto será stressante considerar todos esses aspectos. Ainda mais para quem se acostumou a pensar demais. Mas enquanto aguardo essa fase crítica chegar.......vamos vivendo...........um dia de cada vez.

Comentários

  1. Eu comecei a ver esse filme, achei que o realizador estava "viajando" e larguei a meio :)
    Pode ser que volte a tentar vê-lo novamente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy