....Enfim, Berlim.....

Considero-me uma menina teimosa. Também acho que não guardo (muito) ressentimento, já que o episódio de deportação no aeroporto de Berlim não foi suficiente para minar minha vontade de conhecer a cidade. E finalmente passei o fim de semana de 10,11 e 12 de Maio por lá. Nessa ocasião fui para um evento em que a aiesec participaria: "O carnaval de culturas". Cheguei no sábado e fui direto para a Universidade. De lá fomos informados sobre o evento (que aconteceria no Domingo), produzimos nossas fantasias e seguimos para um rápido city tour. Domingão de Sol e estávamos todos os Aiesecos devidamente fantasiados num espetacular desfile ao céu aberto em plena Berlim. O evento foi incrível e muito animado. Não imaginava desfilar na Sapucaí das ruas de Berlim :)
Mas como carnaval cansa, nem cogitei a hipótese de fazer mais turismo. Decidi que precisava voltar lá numa próxima oportunidade. Exatamente um mês depois voltava à Berlim, mas dessa vez para conhecer a cidade. A viagem começou bem, de carona. Em função dos altos preços dos trens, resolvemos usar o serviço do "mitfahrgelegenheit" e foi excelente. Viagem tranquila e barata, num golzinho velho, ao lado de uma casal de alemães para lá de simpáticos. Experiência aprovada assim como o coachsurfing.
Na sexta resolvemos dormir cedo. E no sábado começamos com o Free Tour. MARAVILHOSO!! Experiência que recomendo à todos os turistas que pensam em parar em Berlim. Depois do banho de história, seguimos para o museu de Pergamon (Muitíssimo bom) e em seguida fomos ao Reichstag ver a cúpula de vidro. Mais andanças pelos pontos turísticos e uma cervejinha na "noite" eclética de Berlim. Adorei os bares alternativos e me fez lembrar a Lapa.
No Domingo foi dia de visitar o campo de concentração de Sachsenhausen. Um passeio riquíssimo de cultura, mas também bastante chocante.
Adorei cada parte da cidade. Berlim respira história de uma passado não tão remoto. Talvez por isso seja tão encantadora. É admirável passar nos lugares e imaginar como era a sua divisão na época da Guerra Fria. Adicionalmente, é possível vivenciar momentos únicos da história como a queda do muro ou o holocausto de Hitler. Existem milhares de fotos, pontos turísticos, museus e atrações que nos fazem lembrar desses momentos importantes durante todo o tempo.
Posso afirmar que Berlim é uma cidade única e dàqueles lugares em que devemos voltar sempre porque a cada visita existe uma nova descoberta. Eu já faço planos para retornar em breve.


Comentários

  1. Bem, descreves Berlim de uma forma que me dá vontade de lá voltar...
    Chama outra vez a Camila e vamos lá cutir a night de Berlim, O Luis conduz :)

    ResponderExcluir
  2. eeeeeeeeeee!!! Adorei a sugestão da Filipa, ehehhehehe. Pena que o tempo e o dinheiro sejam pouco, mas a vontade sem dúvida de uma experiência dessas é enorme.

    Com certeza Berlin descrita assim dá vontade de voltar mais e mais vezes, uma dia quem sabe ainda consigo.

    Bjos pra ti minha amiga querida (e tb pra Filipa e por Luis)

    ResponderExcluir
  3. ah! esqueci de dizer, tão lindas as fotos.

    Beijos com saudades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A filha perdida

Que se danem os nós.....

Para meu sogro Tuffy