Penso.....logo vivo - "Imigração"
Mas afinal, o que leva um ser humano a largar o seu país (por pior que seja) para tentar um futuro melhor num território desconhecido? É claro que as razões que fazem com que meus amigos portugueses vivam na Alemanha, não é a mesma que levam paquistaneses à arriscarem suas vidas na travessia da Grécia para a Itália ou milhares de brasileiros emigrarem para Portugal todos os anos. As condições são diferentes e as motivações também. Mas para qualquer uma delas é necessário, sobretudo, coragem. Coragem para conseguir manter-se longe de sua cultura, família e amigos. Coragem para viver o seu dia-a-dia sentindo-se um intruso e, por muitas vezes, sentindo o preconceito dos habitantes locais. Também é preciso coragem para vencer a saudade do seu país e de tudo o que você deixou para trás. Por todas as dificuldades não posso crer que seja uma decisão fácil. Ainda mais quando isso impõe riscos, no caso da imigração ilegal. É preciso um grande desespero (muitas vezes financeiro) para levar um ser humano à essas condições.

Eu já estabeleci na minha mente uma lista de motivos que me fazem voltar à meu país. E, por enquanto, a decisão é arbitrária. Pode ser que eu me arrependa um dia e que, por alguns instantes, deseje retornar à Europa. Mas hoje, apesar de ter passado meses maravilhosos que renderam-me um aprendizado pessoal, só consigo pensar na possibilidade de viver no Brasil. Muito porque é aqui que estão a minha família e meus amigos de infância. É aqui que está a minha história.
E por mais que esteja assustada com todos os problemas que o Brasil possui (e que não são poucos), me sinto responsável por lutar por um país melhor. Mais do que isso, me sinto capaz para tal coisa!!
Comentários
Postar um comentário